As Coordenadas

 



O jogo é mais duro, o buraco é sempre mais embaixo. Começa rasteiro, entre o chão e os pés, na sola, sim. A coordenada geográfica agenciada: onde se pisa, por onde caminhar, onde é permitido colocar os pés, até mesmo a sombra onde se descansa. Cada coordenada tem um preço. Se pisar no lugar errado ou caminhar fora do traçado tem multa e punição; não é uma questão de propriedade privada ou área comunitária. A coordenada geográfica onde os pés pisam nesse momento tem um preço e se esse preço não é pago existe a cova, a coordenada final e de menor custo para o sistema. E o cárcere, a coordenada fixa.

Em seguida, depois de determinado o valor e as permissões envolvendo o metro quadrado onde e quando se pode pisar, o jogo caminha para a instância da genitália: o seu preço, o agenciamento entre familias, as fixações induzidas, o mercado do casamento e da reprodução, os afetos-da-pré-cópula. Essa dinâmica determinará o tamanho da geração de ressentidos e mal concebidos: "los hijos de una má cogida" ou filhos do agenciamento.

Nas instâncias posteriores, emoção, linguagem, pensamento, nesse momento ascendente da trampa, depois de já adulterada toda base nada mais resta, apenas confluência e repetição: de afetos, de significados, de visão ou de viseira.

Bruno Fontoura


Postagem Anterior Próxima Postagem